Sonho tcheco


Há muito que refletir com o filme Sonho Tcheco. Lançado em 2004, o filme foi muito comentado por todos que o assistiram. Trata-se de um projeto final da escola de cinema, produzido por De Vít Klusák e Filip Remunda.
Os bastidores da produção publicitária são escancarados. Como se constrói um produto, uma necessidade, um sonho? É fácil: basta um bocado de horas de empenho de "bons" publicitários. A proposta é criar um hipermercado fictício, que só tem de real uma fachada construída num descampado. Toda uma campanha massiva de propagandas leva uma multidão de pessoas ávidas de consumo ao local.
O intuito do documentário é criticar e questionar (de modo bem humorado) o capitalismo tresloucado e o poder da mídia na República Tcheca, antigo país socialista que se rendeu ao consumismo. Isso está explícito em uma frase de uma garotinha: "Minha mãe me levou para caminhar seis quilômetros hoje. Meu dia estava nublado, mas um raio de sol se abriu quando entramos no hipermercado."
O filme gera muitas reflexões: Quantas ações fazemos impulsionados por mentiras? Quanto tempo gastamos consumindo? Trocamos atividades como a leitura ou um passeio no parque por uma ida ao shopping? Em que estamos nos tornando?
O documentário gerou grande polêmica na República Tcheca. Na época, jornais, revistas e emissoras de TV debateram amplamente o ocorrido e seus diretores foram processados.
Vale a pena ver, ou ver de novo.

2 comentários:

  1. Oi, Sandra. Nem vou indagar se está tudo bem, pois tudo indica que a sua vida reluz. Coincidentemente, nesta semana, uma das minhas professoras do curso de pedagogia falou-nos acerca deste filme. Gostaria de levar a sua postagem para o meu bog (com os devidos créditos, é óbvio).Peço sua permissão para fazê-lo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sandra
    Estou aguardando a sua confirmação explícita ao meu pedido. Bjs

    ResponderExcluir