Zeitgeist


Zeitgeist, ou "Espírito do tempo", que, segundo alguns filósofos alemães, diz respeito ao avanço intelectual e cultural do mundo, numa determinada época
Documentário polêmico, foi realizado, produzido e escrito por Peter Joseph e lançado no Google Video, em 2007. Em poucas semanas, tornou-se o filme mais visto do Google. então o diretor foi convidado pelo 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards a apresentar a sua controversa obra caseira ao circuito cinematográfico.
O vídeo é composto de três partes. A primeira - "The Greatest Story Ever Told" - trata da existência de Cristo e das religiões em si, considerada pelo autor uma encenação histórica. Para ele, Jesus é um figura híbrida astrológica, mitológica e literária, baseada numa lenda criada por uma civilização bastante anterior ao "ano 0" e desde esse momento adaptada e remodelada de acordo com a época e as necessidades de controle social dos mais diversos povos.
A segunda parte é "All the World is a Stage", que questiona os atentados terroristas do 11 de setembro, apresentando argumentos como demolições controladas e aviões invisíveis. É um complemento ao 9/11: Loose Changes.
A parte final - "Don't Mind The Men Behind The Curtain" - aborda a dominação mundial pelos sistemas bancários imposta nas sociedades modernas e apresenta uma conspiração bem montada que envolve a Reserva Federal, a família Rockefeller, duas Guerras Mundiais, o Iraque, o Vietnan e até a Venezuela.
Não importa se concordamos com todo o teor desse filme, mas ele é uma bela cutucada em nós, que nos tornamos títeres que se deixam manipular por alguns veículos de poder. Será que alguém ainda crê que vive num mundo onde há livre pensamento?
Veja também o excelente 9/11: Loose Changes.

Um comentário:

  1. PRECISO ASSISTIR (ESTOU ADIANDO TODAS AS ALEGRIAS PARA O PERÍODO DAS FÉRIAS), EMBORA SAIBA, DE ANTEMÃO, QUE TEREI MUITA DICFICULDADE PARA COMPREENDER AS PARTES 2 E 3. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir