Educação

Atualmente, a procura por cursos de Pedagogia, principalmente a distância, tem crescido muito. Essa modalidade de ensino está se estabelecendo muito rapidamente. Isso é um fato e, no momento, não tenho vontade de entrar numa discussão de juízos e valores.

Como tenho conhecido diversas pessoas que fazem curso superior nessa modalidade, resolvi contribuir com algumas dicas de links, livros, filmes. Acredito que podemos, e devemos, ser sujeitos de nosso próprio aprendizado. Por isso, aprendizes de todo gênero, mais do que frequentar aulas e ler apostilas, devem buscar desenvolver a paixão pelo conhecimento, o entusiamo de aprender, pois é isso que é importante para o desenvolvimento do saber.

Qualquer que seja a matéria a ser estudada, deve-se ter em mente que tudo, absolutamente tudo, que fizer parte de nossa experiência pode (e é desesável que seja) um ingrediente que fará parte do objetivo "final" que estamos focando.

É urgente uma transformação na Educação para uma transformação social. Espero colaborar de alguma forma na busca de material que instigue mais e mais a vontade de aprender, pois o grande barato de ensinar é aprender.


Revista Brasileira de História da Educação

Paulo Freire - biblioteca digital

3 comentários:

  1. NÃO TINHA EM BOA CONTA OS CURSOS À DISTÃNCIA ATÉ O MOMENTO EM QUE ALGUMAS DISCIPLINAS DO MEU CURSO PASSARAM A TER ESTE FORMATO. HOJE PENSO QUE A DIFERENÇA ENTRE AMBOS (CURSOS À DISTÂNCIA E PRESENCIAIS) RESIDE NA CONDUTA DAQUELE QUE APRENDE. NA CAMINHADA RUMO AO CONHECIMENTO NÃO HÁ EMPECILHO PARA OS AMANTES DO SABER, TAMPOUCO, ESTÍMULO PARA OS ADORADORES DO ÓCIO.
    GOSTEI DA DICA DO SITE E JÁ O INSERI NO BLOG. ABRAÇOS
    P.S.: PENSEI QUE OS COMENTÁRIOS ACERCA DO DOCUMENTÁRIO FOSSEM SEUS, POR ISTO PEDI SUA PERMISSÃO EXPRESSA PARA PUBLICAR O POST NO MEU BLOG. EQUIVOQUEI-ME, DESCOBRI EM TEMPO. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. Sobre ensino a distância, concordo que o aprendizado depende muito da conduta do aprendiz. No entanto, nada substitui a experiência vivida no ambiente de sala de aula e o relacionamento com professores e colegas de classe. Essa foi minha experiência. Quando fiz faculdade, praticamente morava na universidade. E foi a mais rica experiência de conhecimento que vivi.
    Sobre Sonho Tcheco, os comentários são meus, com a devida pesquisa em outros sites. Considerando que origiginalidade pertence ao criador, seja lá quem ele for, cabe a mim influenciar-me por idéias já prontas.
    Quando o comentário não for meu, tomarei o cuidado de citar a fonte.
    Beijo e tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sandra.
    Não tive a intenção de ofendê-la. É óbvio que estamos sempre a nos basear nas falas alheias...tem sido asim desde sempre, e não vejo nada de errado nisto, até porque os conhecimentos são cumulativos.
    Não coloco em dúvida a riqueza das mediações que se estabelecem nos contatos presenciais.
    Beijos.

    ResponderExcluir