A PONTE
 

A ponte Golden Gate é o cartão-postal de São Francisco, Estados Unidos. Durante todos os dias de 2004, o cineasta americano Eric Steel colocou câmeras em vários ângulos para registrar todos os acontecimentos cotidianos. Resultado: nesse período ele registrou 24 quedas dessa ponte que tem altura de 130 metros. As imagens nos fazem deparar com momentos de angústia e de difícil decisão de pôr um ponto final na vida.
O filme A ponte é angustiante. Fico pensando se algum gesto, um olhar, um sorriso, uma palavra ao acaso não seria motivo para demover dessas pessoas a ideia de suicídio. Mas se andamos por aí olhando para o próprio umbigo, por que seria diferente sobre essa ponte. Ensimesmados em pensamentos, na solidão do mundo moderno, talvez também estivéssemos atentos e seduzidos pelo convite da água, pela libertação do salto. Quem sabe se, depois de tanto assédio, não sucumbiríamos também.
Afinal, se pensarmos na condição humana, são tão frágeis as cordas que nos prendem aos ancoradouros!

5 comentários:

  1. É muito triste, mas, infelizmente, é uma opção, a última, daquele que perdeu os bens espirituais, ainda que detenha os materiais.

    É a falta do fiozinho de esperança que poderia vir com um "bom dia" ou com um "como vai" (e ouvir).
    Aliás, talvez seja só a falta do uso do ouvir. Quantas idéias são desperdiçadas por negarmos o uso da audição. Quantas vidas estão despedaçadas por que não ouvimos a história de alguém que preconceituamos de "chato".

    Moraes

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra, encontrei seu blog através do "Arapa", e gostei do seu espaço, estarei acompanhando.

    Abraços Marco

    ResponderExcluir
  3. Moraes,
    Obrigada pelo comentário.
    A morte é o fim, mas antes dela se apresentam tantas esperanças... Talvez para alguns só haja escuridão.
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Idéia mórbida. Mas, parece um bichinho cruel que penetra na mente e não sai.
    A saída ? Ou a solução ?
    No mundo a cada ano indices demonstram o aumento de suícidio. Cada qual com sua história.
    Afinal temos o livre arbitrio de nos destruir ou acrescentar...

    ResponderExcluir
  5. Carlos,

    Estamos presos em um mundo engessado, talvez por isso passe pela cabeça acabar com a vida. A sugestão é um salto para a vida, que abriga inúmeras possibidades de transformação

    ResponderExcluir