O Banheiro do Papa


O Banheiro do Papa, filme franco-uruguaio-brasileiro de 2007, escrito e dirigido por César Charlone (diretor de fotografia de Cidade de Deus) e Enrique Fernández.
Em uma viagem pela América do Sul, em 1988, o papa João Paulo II visitou a pequena cidade uruguaia de Melo, próxima à fronteira com o Brasil. Baseado em uma história real,o filme exibe o lugarejo em que as pessoas ganham a vida contrabandeando miudezas do Brasil para os mercadinhos de sua cidade. Atividade bastante exaustiva, considerando que eles rodam 60 quilômetros, de bicicleta, transportando cargas e fugindo da fiscalização.
Com a chegada do papa, entretanto, um sopro de otimismo e possibilidade de mudanças insufla o ânimo dos moradores. Estes acreditam que 20 000, ou 40 000, ou mesmo 60 000 brasileiros devam ir até ali em caravana para ver Sua Santidade. Então apostam todas as suas esperanças e investem suas economias em grande quantidades de comida para lucrar com os brasileiros. E Beto, personagem central, decide construir um banheiro em seu quintal para atender o público.
O que o filme, belamente, mostra é um lugarejo pobre e esquecido, cujo peso Sua Santidade não pode nem de longe amenizar em sua meteórica passagem. Mas se Deus se esqueceu dos moradores de Melo, isso nem de longe fez com que deixassem de sonhar, condição demasiado humana.

Um comentário:

  1. Oba! você voltou! Já estava ficando preocupada. Vê se não desaparece outra vez. Beijos e alegrias para vc.

    ResponderExcluir