O Grupo Baader Meinhof



O filme O Grupo Baader Meinhof (Der Baader Meinhof Komplex – Alemanha/2009), dirigido por Uli Edel e baseado no best-seller homônimo de Stefan Aust, é sobre a Facção Exército Vermelho (em alemão, Rote Armee Fraktion ou RAF), também conhecida como Baader-Meinhof. Com a utilização de gravações dos julgamentos e trechos de cartas para compor os diálogos, o filme buscou abordar os fatos reais o mais fielmente possível.
A RAF foi uma organização de guerrilha urbana de extrema esquerda, na antiga Alemanha Ocidental, fundada em 1970 e extinta em 1998.

Com origem no movimento estudantil dos anos 1960, a RAF protestava contra a guerra do Vietnã, a pobreza do terceiro mundo e a questão da energia nuclear, criticando o governo pós-nazismo, de extrema direita, aliado aos Estados Unidos e considerado fascista pelos estudantes de esquerda.

As reivindicações da RAF eram orientadas por justiça e igualdade e muito coerentes. Simpatizo com suas ideias. Se a violência não é o caminho ideal, então que armas poderiam ser empregadas no contexto atual em busca de justiça e igualdade?

Para saber mais:  

Cronologia das ações da RAF na Alemanha





Nenhum comentário:

Postar um comentário